Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Unidos do Fuxico busca tricampeonato com samba-enredo sobre a história da cachaça

Unidos do Fuxico busca tricampeonato com samba-enredo sobre a história da cachaça

O carnaval de Rio Branco se prepara para receber mais uma vez o espetáculo de cores, ritmo e cultura dos blocos carnavalescos, e entre eles, o Bloco Unidos do Fuxico promete encantar o público com seu samba-enredo sobre a história da cachaça. O grupo busca o tricampeonato no concurso.

Fundado há mais de 25 anos e originário do Bairro Quinze, no Segundo Distrito da capital acreana, o Unidos do Fuxico se destaca não apenas pela sua longevidade, mas também pela sua energia contagiante e pela celebração da cultura local.

O samba-enredo que vai embalar o desfile é uma criação dos compositores Chagas Fernandes e Aryson Fernandes, com melodia assinada por Ed Cunha. A interpretação ficará por conta de Chagas Fernandes, Xandy, Pequeno e Derley.

Com o tema “Cachaça faz a alegria do povo e deixa os fuxiqueiros feliz”, o bloco promete levar os espectadores em uma viagem pela história e tradição da bebida tão apreciada e enraizada na cultura brasileira.

“Vamos retratar a plantação e a colheita da cana de açúcar, a matéria prima da produção da bebida alcoólica tão consumida e amada por todos. Os engenhos produzindo a água ardente, e também o consumo dessa bebida que desperta a vontade e a alegria do povo “FIFI” (fuxiqueiro), com muitas histórias e fuxico para alegrar muito mais o ambiente onde se consume a branquinha”, contou o presidente do bloco, Wellington Fraga.

Com uma equipe de 300 componentes e dois carros alegóricos, o Unidos do Fuxico informou que estão sendo investidos cerca de R$ 70 mil na construção do seu enredo, que vai muito além de plumas e paetês. Os recursos englobam passagens, hospedagens, alimentação, transporte, e todos os elementos necessários para o desfile.

Os preparativos para o desfile começaram em dezembro, com ensaios e dedicação dos participantes que esperam levar ao público uma apresentação memorável, repleta de alegria e energia.

Confira a letra do samba-enredo:

CACHAÇA FAZ A ALEGRIA DO POVO E DEIXA OS FUXIQUEIROS FELIZ

E no meu samba que tomo cachaça.
Meu Combustível ,para sorrir!
Trazendo inspiração para o sambista
Deixando o fuxiqueiro feliz

Cana caaina
veio do longe
Essa história eu vou contar
Cruzou o mar trouxe riqueza
Em nossa terra o verdejante coloriu meu brasil

Cana caina,cana roxa,e amaraela,cana fita e cana preta
Variedades! que beleza!
No engenho há procesar
Ponhe a cana na moedas
Deixa girar!
Desce um liquido esverdiado
Vai fermentar!
No engenho e destilado provado e aprovado .
Tai nossa cachaça do Brasil.

Tome gole da cachaça, sacode !
Sem a dose do santo
ninguém pode
É verde rosa encantado a avenida com alegria nesse carnaval

No alambique nessa avenida eu vou beber .
Canta fuxoqueiro!
Eu vou levar uma cachaça o açúcar e o limao
E na avenida vou fazer um caipirao

Concurso de blocos

A Fundação Garibaldi Brasil (FGB) divulgou no dia 31 de janeiro o edital com as regras do Concurso de Blocos no Diário Oficial do Estado (DOE). As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira, 7, no prédio da FGB, que fica no bairro Bosque, das 8h às 17h.

O desfile será no dia 13 de fevereiro, com início na Avenida Getúlio Vargas e término na Praça da Revolução. A previsão é que comece às 18h.

Para participar, o bloco carnavalesco precisa ter, no mínimo, 20 ritmistas e 50 brincantes, incluindo todos os integrantes. Além de comissão de frente com pelo menos oito pessoas, alegoria, rainha de bateria e porta bandeira.

Os campeões vão levar, além de troféu, uma premiação em dinheiro. Confira os valores:

Sair da versão mobile