3 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

3 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Lula ‘cruzou linha vermelha’, dispara 1º ministro de Israel, que convoca embaixador

Premiê israelense disse que palavras do presidente brasileiro "são vergonhosas e graves"; embaixador brasileiro será repreendido nesta segunda-feira (19)

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
18/02/2024 - 16:29
Foto: Poder 360

Foto: Poder 360

Manda no zap!CompartilharTuitar

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse, neste domingo, 18, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “cruzou uma linha vermelha” em suas declarações mais recentes sobre a guerra na Faixa de Gaza.

Durante a coletiva de imprensa que encerrou sua viagem à África, Lula disse que o Exército israelense comete genocídio contra os palestinos e fez alusão à matança de judeus na Alemanha nazista de Adolf Hitler.

“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”, publicou Netanyahu no X (antigo Twitter).

“Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e faz isso ao mesmo tempo que defende o direito internacional”, acrescentou o premiê.

Netanyahu, juntamente com seu ministro de Relações Exteriores, Israel Katz, decidiram convocar o embaixador brasileiro em Israel para uma “dura conversa de repreensão”. Essa reprimenda deve acontecer nesta segunda-feira, 19.

A CNN questionou o Ministério das Relações Exteriores sobre as críticas do governo israelense e aguarda resposta.

Lula diz que Israel comete genocídio e faz alusão à matança de judeus por Hitler

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, mas um genocídio” e fez referência às ações do ditador nazista Adolf Hitler contra os judeus.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse ele, durante a entrevista coletiva que encerrou sua viagem à Etiópia.

Lula respondia a uma pergunta sobre a decisão de seu governo de fazer novos aportes de recursos para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA).

A agência é a principal responsável por alimentar, educar, dar saúde e moradia para milhões de refugiados palestinos não apenas na Faixa de Gaza, mas também na Cisjordânia, Síria, Jordânia e Líbano.

Israel alega que alguns de seus funcionários teriam participado dos ataques terroristas dos Hamas contra civis israelenses no dia 7 de outubro do ano passado.

Depois das alegações, a ONU afastou alguns funcionários e determinou uma ampla investigação sobre o ocorrido.

No entanto, parte dos países do Ocidente, inclusive os Estados Unidos, decidiram suspender as contribuições para a UNRWA, enquanto outros decidiram manter o envio de recursos argumentando que é necessário manter a ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Este também foi o argumento usado pelo presidente Lula para determinar o envio de mais recursos. Na entrevista, ele criticou os líderes dos países que decidiram suspender as contribuições.

“Quando eu vejo o mundo rico anunciar que está parando de dar a contribuição para a questão humanitária aos palestinos, eu fico imaginando qual é o tamanho da consciência política dessa gente?”, disse ele.

“E qual é o tamanho do coração solidário dessa gente que não está vendo que na Faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio?”, acrescentou.

“Não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um Exército altamente preparado e mulheres e crianças. Olha, se teve algum erro nessa instituição que recolhe o dinheiro, apura-se quem errou. Mas não suspenda a ajuda humanitária para o povo que tá há quantas décadas tentando construir o seu estado”, concluiu Lula.

Ele não revelou qual será o tamanho da contribuição brasileira para a agência, afirmando que “não é o presidente que decide isso”.

O presidente ainda questionou: “Você deixar de ter ajuda humanitária. Quem vai ajudar a reconstruir aquelas casas que foram destruídas? Quem vai retribuir a vida de 30 mil pessoas que já morreram? 170 mil que estão feridos. Quem vai devolver a vida das crianças que morreram sem saber porque estavam morrendo? Isso é pouco para mexer com o senso humanitário dos dirigentes políticos do planeta?”

Lula ainda voltou a defender uma reforma do Conselho de Segurança da ONU e disse que o conflito em Gaza aconteceu porque faltam “instâncias de deliberação” e “de governança” global.

CNN Brasil

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Resumo de Renascer: veja os capítulos de 19 a 24 de fevereiro

Próxima Notícia

Buscas por fugitivos de presídio de segurança máxima mobilizam 500 policiais de 3 estados

Mais Notícias

Tião Bocalom anuncia Rennan Biths como novo secretário municipal de Saúde
6º destaque

Após recusa de Márcio Pereira, Rennan Biths é cotado para assumir articulação da Prefeitura de Rio Branco

02/07/2025
Márcio Pereira diz não ter autorizado nomeação como articulador da prefeitura e vai pedir anulação do decreto
POLÍTICA

Márcio Pereira diz não ter autorizado nomeação como articulador da prefeitura e vai pedir anulação do decreto

02/07/2025
Ato de filiação do prefeito de Rio Branco ao PL com presença de Bolsonaro tem local alterado mais uma vez; confira
POLÍTICA

Bocalom lamenta piora no estado de saúde de Bolsonaro e o chama de ‘líder querido’

02/07/2025
Rascunho automático
Destaques Cotidiano

Alan Rick critica gestão de resíduos no Acre e cobra agilidade; Bocalom rebate e diz que projeto foi ampliado com apoio do Estado

02/07/2025
Nova sede da Câmara de Rio Branco está 90% pronta e vereadores ocuparão espaço ainda em 2025
POLÍTICA

Nova sede da Câmara de Rio Branco está 90% pronta e vereadores ocuparão espaço ainda em 2025

01/07/2025
Mustafá confirma que pode assumir liderança de Bocalom na Câmara: ‘estou pronto’
POLÍTICA

Mustafá confirma que pode assumir liderança de Bocalom na Câmara: ‘estou pronto’

01/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Durante fuga, detentos do Acre ligaram para o RJ e perguntaram como chegar ao Ceará

Buscas por fugitivos de presídio de segurança máxima mobilizam 500 policiais de 3 estados

Casal formado no BBB6 comemora 18 anos de união

Casal formado no BBB6 comemora 18 anos de união

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre