Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Três deputados do Acre assinam pedido de impeachment de Lula por comparação de Israel ao Holocausto

Três deputados do Acre assinam pedido de impeachment de Lula por comparação de Israel ao Holocausto

Três deputados federais do Acre assinaram, até essa terça-feira, 20, um requerimento que pede o impeachment do presidente Lula (PT). O pedido ocorre após o petista ter comparado, durante coletiva de imprensa na Etiópia, a ação de Israel na Faixa de Gaza e o Holocausto.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula.

Entre os deputados que assinaram o pedido estão: Coronel Ulysses (União-AC), Roberto Duarte (Republicanos – AC), Gerlen Diniz (PP-AC).

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que lidera o movimento, decidiu adiar a petição do pedido, que estava marcado para terça-feira, 20. O motivo foi para tentar superar o número de apoios de parlamentares em um pedido de impeachment – de 124, contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), mas que não foi levado adiante na época.

Zambelli diz que Lula cometeu um crime de responsabilidade ao “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo o país ao perigo da guerra ou comprometendo-lhe a neutralidade”. “Se Israel está lutando contra o terrorismo, e Lula está contra Israel, ele está mostrando para o mundo terrorista que eles são bem-vindos aqui”, disse.

Alguns dos nomes que compõem o rol dos parlamentares que pedem pela destituição de Lula do Planalto são os dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Ricardo Salles (PL-SP), também deputado e ex-ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro.

Além dos partidos de oposição, também assinam o documento parlamentares de siglas que tem ministérios no governo Lula, como União Brasil (ministérios da Comunicação e Turismo), PSD (ministérios da Agricultura, Minas e Energia e Pesca) e MDB (Cidades, Planejamento e Transportes).

Sair da versão mobile