Durante a sessão desta quarta-feira, 21 de fevereiro, na Câmara de Vereadores de Rio Branco, o vereador Samir Bestene (PP) fez uma solicitação à Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) para que amplie os locais de vacinação contra a dengue em crianças de 10 a 11 anos na capital acreana. Além disso, o vereador pediu que a prefeitura promova o Dia D de vacinação, com um mutirão para incentivar a imunização.
Segundo o vereador, a campanha de vacinação contra a dengue teve início na semana passada, marcando o Acre como o primeiro estado da região Norte a receber quase 18 mil doses da vacina do Ministério da Saúde. Ele destacou que o estado enfrenta uma situação preocupante, com um aumento de mais de 100% nos casos de dengue, levando o governo estadual a decretar estado de emergência no início do ano.
“Para o município de Rio Branco foram destinadas quase 11 mil doses para serem aplicadas em unidades aqui do município. Mas temos visto que nesses dias de vacinação não tem alcançado um alto índice de pessoas procurando essas unidades. Venho aqui fazer uma indicação verbal para que a Secretaria Municipal de Saúde possa estender essa vacinação para as outras unidades e também fazer o Dia D de vacinação, um mutirão dessa vacina para que possamos controlar essa epidemia que pode levar até a morte. Temos visto as URAS e as UPAS lotadas de pessoa com dengue e a vacina chegou, somos privilegiados porque somos o primeiro estado da região Norte que o Ministério da Saúde destinou essa vacina”, disse o vereador.
Samir Bestene sugeriu ainda que a Semsa faça um trabalho junto com a Fundação Garibaldi Brasil para alcançar o público alvo inicial, que são as crianças de 10 a 11 anos. “Mas, claro, a melhor forma de fazer a prevenção dessa doença é ainda cada um dos moradores fazerem sua parte, com os cuidados em suas residências, não deixando acumular água e sujeira, o que acaba causando a proliferação desse mosquito.”
Mais de 140 crianças vacinadas
Rio Branco vacinou, até está terça-feira, 20, mais de 140 crianças com a primeira dose da Qdenga, imunizante que promete impedir o avanço da forma grave da dengue. O público alvo dessa primeira etapa da campanha, que começou na última sexta, 16, são as crianças de 10 e 11 anos de idade.
A capital recebeu quase 65% das 17.810 doses enviadas ao governo do estado pelo Ministério da Saúde (MS), tendo sido a primeira da região Norte a vacinar os pequenos. Outros 10 municípios acreanos, considerados zonas de risco para a doença, ficaram com as demais doses.
Onde se vacinar em Rio Branco
Na capital acreana, a prefeitura disponibilizou duas unidades de saúde para vacinação:
– Policlínica Barral y Barral (Rua São Lázaro, Conjunto Tangará); e
– Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Eduardo Assmar (Rua Júlio Camilo de Oliveira, Bairro Quinze).
Ambas funcionam apenas de segunda à sexta-feira, entre as 7h e 17h. Não há vacinação contra a dengue em Rio Branco aos finais de semana.