X

O príncipe desencantado

Foto Ilustrativa: SDI Productions by Getty Images

Todo relacionamento amoroso inicia com uma fase de encantamento, como se a pessoa com a qual nos relacionamos fosse perfeita e completasse todas as nossas necessidades. Porém, a convivência traz, inevitavelmente, o conhecimento da pessoa real, com seus defeitos e falhas de caráter, instalando-se, então, uma fase de desencanto e decepção. Isso ocorre em todos os relacionamentos em que os casais possuem convivência.

Quando esse casal se comunica, conversa e assume seus defeitos, instala-se um clima de intimidade, e essa relação caminha para a construção do amor.

Se o casal não aceita essa fase de decepção e passa a se acusar mutuamente, a relação tende a caminhar para a instalação do ódio.

Já o casal que tenta esconder essa fase de decepção com mentiras e manipulações, cria um clima de frieza emocional e a relação caminha para a indiferença.

A importância de termos esse conhecimento que toda relação passa por uma fase de decepção, é que podemos escolher entre esses três caminhos. E essa escolha poderá definir o futuro do nosso relacionamento amoroso.

Qual caminho seguiu o seu relacionamento?

Camila Amorim: Camila Amorim é médica ginecologista e obstetra, formada na Universidade Federal do Acre. Tem mestrado em Saúde coletiva pela Fiocruz. É professora titular do curso de medicina do Centro Universitário Uninorte. Vice-supervisora do Programa de Residência médica de Ginecologia e Obstetrícia do estado do Acre. Cursando a pós-graduação em sexologia humana, na Cetrus, SP. E-mail: cajosetti@gmail.com