No desafiador cenário enfrentado pelos produtores brasileiros, a Syngenta emerge como líder no combate à anomalia da soja, doença que anteriormente se encontrava restrita a região da BR-163, no Estado do Mato Grosso, e atualmente pode ser encontrada em outras regiões produtoras, como em lavouras do Sul do Brasil.
Diante dos desafios impostos pela podridão das vagens (também conhecida como anomalia da soja), em conjunto com o quebramento das hastes, a Syngenta buscou entender o problema de forma profunda, desempenhando um papel crucial na compreensão de ambas as doenças e no desenvolvimento de soluções eficazes para o controle dos seus agentes causais (patógenos fúngicos).
Pesquisa e desenvolvimento sólidos:
A Syngenta, reconhecida como referência em pesquisa e desenvolvimento, assumiu o compromisso de elucidar as causas das anomalias. Desde que iniciou as investigações acerca do problema, ainda em 2018/19, quando os primeiros sintomas foram observados, até o presente momento, a empresa tem liderado estudos minuciosos, estabelecendo parcerias com instituições renomadas, como Embrapa, Fundação Mato Grosso e Fundação Rio Verde, além de especialistas renomados de todo o Brasil.
Colaboração com especialistas:
Especialistas da Syngenta, em conjunto com os principais pesquisadores do setor, conduziram uma parceria para investigar causas e encontrar soluções para as ameaças que podem causar prejuízos de até 40% da produção. A relevância desses estudos resultou no registro dos produtos à base de solatenol junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Primeiros fungicidas registrados para o controle da anomalia da soja:
A Syngenta, pautada em anos de pesquisa e dados científicos, oferece soluções efetivas para o manejo das anomalias na soja. Os fungicidas ELATUS® , ALADE® e MITRION® destacam-se, sendo recomendados para diferentes estágios do ciclo da cultura. A eficácia desses produtos foi cientificamente comprovada, proporcionando segurança aos produtores.
Compromisso contínuo:
Ao registrar produtos à base de solatenol para alvos biológicos relacionados às anomalias, a Syngenta reforça seu compromisso com a qualidade e a eficiência.
O Gerente do Portfólio de Fungicidas da empresa para o Brasil, Bruno Zuntini, destaca a importância de recomendações embasadas cientificamente, proporcionando confiança aos produtores: “A eficiência e praticabilidade no campo são condições fundamentais para que uma recomendação contendo defensivos agrícolas seja registrada pelo Ministério da Agricultura. O registro da bula é um reforço da qualidade do estudo realizado com tanta competência pelos principais pesquisadores do assunto no Brasil, em conjunto com especialistas da Syngenta, além de dar tranquilidade aos produtores que poderão utilizar um portfólio de produtos com eficácia comprovada cientificamente“.
Nesse contexto desafiador, a Syngenta não apenas oferece produtos, mas também se posiciona como uma parceira estratégica, contribuindo ativamente para o enfrentamento das anomalias na soja e fortalecendo a segurança e a produtividade nas lavouras brasileiras.