A amazonense Letícia Frota, de 20 anos, chegou ao top 8 no Miss Mundo 2024 realizado neste sábado, 9, na Índia. Ela também conquistou o título de “Beleza com Propósito”, por ter apresentado o melhor projeto social desenvolvido durante o reinado nacional, quando reuniu amigos para levar água potável e alimentos às vítimas da estiagem no Amazonas. A representante da República Tcheca, Krystyna Pyszková, de 23 anos, foi a grande campeã do concurso internacional.
Ao g1, Letícia compartilhou um pouco da emoção que viveu e falou também sobre os próximos compromissos.
“Trabalhei arduamente em causas e projetos sociais desde que fui eleita Miss Brasil e ter o reconhecimento do trabalho desenvolvido é gratificante. Um título de beleza sem ações sociais, sem um esforço para mudar a vida daqueles que mais precisam, sem dar voz aos que precisam, não teria valor algum”.
Além de ter vencido a etapa “Beleza com Propósito”, Letícia também conquistou o título de “Miss World Américas” e por ser uma das finalistas vai cumprir agenda junto à Organização do Miss World.
“Espero ter levado orgulho ao meu país e ao meu Amazonas. Nos próximos dias eu e as demais finalistas viajaremos para as Ilhas Maurício na África”, disse.
Em sua 71ª edição, o Miss Mundo de 2024 ocorreu na cidade de Mumbai, na Índia, e teve 112 misses na disputa. Com esta quantidade de participantes, o concurso se tornou maior que o Miss Universo, cujo recorde foi de 94 candidatas em 2018.
Perfil
Estudante de psicologia, Letícia se engajou em ações sociais durante a seca no estado, em 2023, e já teve até um encontro com o Papa Francisco, no Vaticano.
Por ter vencido a 62ª Miss Brasil Mundo, em agosto de 2022, Letícia passou a ser embaixadora da luta contra a hanseníase no país, a principal causa social abraçada pelo concurso, em parceria com o Morhan, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase.
Em 2023, quando o Amazonas viveu a pior seca dos últimos anos, Letícia Frota e um grupo de amigos se reuniram para levar água potável e alimentos às vítimas da estiagem. À época, mais de 600 mil pessoas foram afetadas pelo fenômeno e todos 62 os municípios do estado ficaram em situação de emergência.
Fonte: g1