O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou, na manhã desta terça-feira, que 100 novos campi de Institutos Federais serão criados, espalhados por todo o território nacional, e devem ficar prontos até o fim do atual mandato presidencial.
Rosana Cavalcante, atual reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), afirmou que, no estado, o campus novo deverá ser instalado em Feijó.
Um concurso público deverá ser realizado futuramente para contratação de servidores, e, além disso, segundo ela, um outro campus está sendo pleiteado. “Cada campus irá receber estrutura de funcionamento completo, inclusive, haverá novo concurso para atender esse novo campus e as vagas que estão em abertas em todo o Estado”.
A reitora da instituição reafirma a importância de se ter estruturas físicas consolidadas, e sobre como isso pode potencializar a educação superior no Acre.
“Para poder expandir, precisamos ter um estrutura consolidada. A gente não tem nenhuma obra parada, e receber uma nova unidade significa aumentar a oferta de vagas, levar mais oportunidades para os nossos estudantes do interior do Acre, que precisam, são carentes. A chance de mudança e transformação é a educação”, defende.
Atualmente, o Ifac oferece 45 cursos técnicos e superiores, além de contar com ensino médio, com integração à educação profissional, garantindo assim uma profissão aos formados na instituição.
Existem planos ainda para a inauguração de um campus na Transacreana, voltado para o desenvolvimento de cursos ligados ao meio ambiente e as ciências agrárias, já que o espaço é uma fazenda.