O nível do Rio Acre continua em vazante em Rio Branco e marcou metros na medição das 6h desta terça-feira, 12, segundo dados da Defesa Civil Municipal.
Com isso, o manancial está com 1,22 metro abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Desde às 12 horas dessa segunda, 11, o rio já havia saído da cota de alerta.
Mesmo assim, a Defesa Civil de Rio Branco orienta que os desabrigados não retornem parar suas casas. Segundo o coordenador da pasta, tenente-coronel Cláudio Falcão, ainda há cerca de 900 famílias, com 3,6 mil pessoas, em abrigos.
“Chegando em 11 metros, a gente já consegue negociar para retornar com essas famílias para suas casas. Até o momento, nós retornamos com 54 famílias, mas que estavam desabrigadas por conta das enxurradas dos igarapés e não pela cheia do rio. Além disso, pelo menos 120 famílias deixaram os abrigos por conta própria. Mas, acreditamos que o rio deve continuar baixando e ainda nesta terça ou quarta-feira, 13, alcançar a cota dos 10 metros”, afirmou Falcão.
Pelo menos quatro casas que foram atingidas pela enchente foram interditadas pela Defesa Civil, já que parcialmente desabaram. Além disso, comércios na região do Centro da cidade vão passar por vistoria e também podem ser interditados. A previsão é que cerca de 200 imóveis pode sofrer problemas na estrutura devido à cheia.