Após quatro anos, a cidade de Rio Branco se prepara para o retorno do tradicional Alvorecer da Ressurreição, um momento de renovação espiritual e comunhão para os fiéis católicos. A celebração acontece neste domingo de Páscoa, às 5h, na Concha Acústica, em Rio Branco.
Desde 2020, a celebração não acontecia, devido aos desafios enfrentados por conta da pandemia da Covid-19 e as alagações dos rios e igarapés, que atingiram milhares de pessoas no Acre.
O padre Manoel Costa, coordenador da Diocese de Rio Branco, compartilhou sua alegria com o retorno deste evento tão aguardado, enfatizando o significado profundo por trás da celebração.
“O Alvorecer é celebração da vitória de Jesus sobre a morte. As paróquias se encontram na madrugada do domingo, caminham até a Concha Acústica e ao raiar do dia, é celebrada a Missa da Ressurreição de Jesus. A expectativa é que todas as paróquias reúnam grande número de fiéis. Geralmente, a Concha fica plena de gente”, explicou o padre.
A Páscoa é a celebração da vida, e o Alvorecer é um momento especial para os cristãos, pois reforça a mensagem central da fé cristã: a ressurreição de Jesus Cristo.
“Jesus ressuscitou e venceu a morte e ofereceu esta vida nova a todas que, na fé, vivem de sua Palavra. O Alvorecer celebra a vitória de Cristo, celebra a vida divina comunicada aos filhos de Deus, pois Cristo ressuscitou e nós também ressuscitaremos”, concluiu o religioso.
Programação completa do domingo de Páscoa:
- 3h30 – Concentração na Catedral
- 4h – Saída em procissão da Catedral até a Concha Acústica
- 5h – Celebração do Alvorecer (Concha Acústica)
- 6h – Santa Missa (Catedral)
- 8h – Santa Missa (Catedral)
- 17h – Santa Missa (Catedral)
- 19h – Santa Missa (Catedral)