O segundo dia do Festival de Teatro Acreano Fetac em Cena lotou o Teatro de Arena do Sesc na tarde deste sábado, 23, no centro de Rio Branco, com o espetáculo infantil As Aventuras de Pinóquio, uma produção da Cia de Teatro Expressão. Ainda neste sábado o Grupo Macaco Prego da Macaca Colorida apresentou o espetáculo O Gato, também no Sesc Centro.
As apresentações fazem parte do festival organizado pela Federação de Teatro do Acre (Fetac) que teve início na sexta-feira, 22, e segue até a próxima quarta-feira, 27, Dia Mundial do Teatro. Os espetáculos possuem entrada franca e acessibilidade na Língua Brasileira de Sinais e a programação completa pode ser acessada na página @fetac_acre, no Instagram.
Interpretando Pinóquio, o autor Kayk Amorim explicou como é dar vida às aventuras do personagem com a Cia de Teatro Expressão. “Eu adoro fazer esse personagem, me encaixei de uma forma incrível. Para mim, foi muito legal a montagem, o processo criativo e o laboratório. É legal o carinho que recebo do público pelo fato de ser o Pinóquio, e as crianças adoram. E em relação ao grupo, foi muito trabalho em equipe, muito esforço, mas a gente conseguiu, deu tudo certo e a gente tem uma ótima interação”, revelou o ator.
O co-diretor do espetáculo, Arthur Dias, interpreta o grilo falante na peça. Segundo Dias, a espontaneidade é uma das características da dramaturgia do grupo. “A partir da adaptação do texto, ou em paralelo a isso, a gente vai fazendo as propostas criativas de dramaturgia do ator. E a tessitura dessas dramaturgias resultam no trabalho que a gente apresenta para as crianças. É um teatro para a família, endereçado às crianças e aos adultos, para todas as famílias”, descreveu o artista.
A atriz Suellen Medeiros fala sobre sua experiência interpretando a Fada Azul e adaptando a história de Pinóquio para a Companhia de Teatro Expressão. Ela destaca o processo de estudo do personagem, a importância de trazer valores e mensagens positivas para as crianças através do teatro, e a satisfação em ver o texto ganhar vida no palco.
“Nessa ocasião [adaptação do texto], trouxe algumas coisas para a nossa realidade porque nós sabemos que o teatro fascina, educa e transforma a vida das pessoas. E quando as crianças vêm assistir, quando a gente coloca valores nos espetáculos, eles saem com os olhinhos brilhando. E a gente sabe que nós conseguimos mostrar para eles aquela mensagem”, disse a artista.
Na Cia de Teatro Expressão há atores mirins e adultos e, segundo Arthur, ter uma figura de mentoramento e apoio na companhia faz toda a diferença no desenvolvimento artístico e pessoal de cada um. “A companhia tem essa característica materna de acolhimento dos atores, na figura da Jô [Jocilene Barroso] que é a diretora. Ela participou da formação de muitos dos atores na Oficina de Teatro Expressão. E a gente tem um feedback muito maravilhoso das crianças, dialogando com o que a gente propõe […]. Então é algo maravilhoso, significativo e é uma experiência singular”, explicou.
As Aventuras de Pinóquio contam com a direção de Jocilene Barroso; codireção de Arthur Dias; dramaturgia e adaptação de texto de Suellen Medeiros; sonoplastia de Douglas Victor; iluminação de Luís Rabicó; cenário e adereços por Ulisses Sanches; figurino e maquiagem por Jocilene Barroso, Arthur Dias e Júnior Rodrigues; coreografias por Kelvin Wesley; e corpo de baile de Andressa Morais, Fredson Coelho, Yana Mesquita e Jayne Maciel.
O elenco é composto por Kayk Amorim (Pinóquio), Arthur Dias (Grilo), Clécio Menestrel (Gepeto), Suellen Medeiros (Fada Azul), Júnior Rodrigues (João Honesto), Kelvin Wesley (Gideão), Thauan Charles (Stromboli) e Alice de Paula (Espoleta).