Uma das balsa de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) II virou, na noite dessa terça-feira, 5, devido à correnteza forte do Rio Acre, que enfrenta sua segunda maior enchente da história. Segundo o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), um tronco de árvore acabou batendo no flutuante, que acabou tombando.
Na última quinta-feira, 29, o órgão já havia informado que balseiros tinham batido e danificado uma bomba de capitação de água. Por isso, mais de 60 bairros da capital ficaram com fornecimento de água prejudicado nos últimos dias. Com o novo incidente, a situação ficou ainda mais complicada.
Pelas redes sociais, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, fez um apelo para que a população economize água.
“Sinto muito, querido povo de Rio Branco. Economizem água! Infelizmente, o flutuante da estação de captação de água no Rio Acre, da ETA II, foi virado de cabeça para baixo por uma árvore grande que descia no rio. Por isso e muito mais que vamos perfurar poços artesianos”, publicou o prefeito.
Ainda conforme o Saerb, por volta da 1h da madrugada desta quarta-feira, 6, a equipe conseguiu concluir a manutenção e restabelecer aproximadamente 80% da capacidade de captação. A equipe encontrou diversos desafios para conseguir substituir a balsa submergida, pois as águas chegaram a invadir a passagem de entrada para a ETA II.
O presidente do Saerb, Enoque Pereira, explicou que a situação se deu em consequência da elevação do Rio e dos balseiros. “Tudo aqui é correnteza e troncos de árvores, mas estamos nos esforçando ao máximo para conseguir resolver.”
O abastecimento na capital, mesmo com as dificuldades que vêm ocorrendo há mais de 10 dias, com quebras constantes de bombas devido aos troncos de árvores, deve ser normalizado a partir desta quinta, 7, segundo o Saerb. Porém, devido a esse outro problema, haverá um atraso maior no restabelecimento do sistema.