Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Balseiros atingem bomba de ETA e abastecimento de água é reduzido em bairros de Rio Branco

Foto: Saerb

Com o grande volume de água do Rio Acre, balseiros e entulhos são arrastados pela correnteza, podendo causar problemas em estruturas de pontes e outras edificações e até mesmo no abastecimento de água. Nessa quinta-feira, 29, os balseiros bateram em uma bomba de captação de água da Estação de Tratamento de Água (ETA II), no bairro Sobral, em Rio Branco.

Com isso, a distribuição de água está prejudicada em alguns bairros da capital acreana. Segundo o presidente do Saerb, Enoque Pereira, as equipes estão atuando na substituição da peça da bomba, porém, a forte correnteza dificulta ainda mais o trabalho.

Enoque explicou que a ETA I, que fica um pouco mais abaixo do que a ETA-2, também está com dificuldades na captação de água e tem produzido 50% a menos do que a capacidade. Ou seja, as duas estações estão com baixa produção.

Ele disse que a previsão é que a manutenção seja concluída até o final do dia desta sexta-feira, 1º, e, com isso, a distribuição de água será normalizada gradativamente nos bairros.

“Essa semana, uma árvore bateu no nosso flutuante, inclusive furou ele, mas estamos conseguindo deixar ele bombiando ainda. Só que danificou uma bomba nossa e aí, ela está pra manutenção. A gente fez a substituição da peça nessa quinta [29], mas não deu certo, infelizmente. E está perigoso o local de manuseio da peça por nossos operadores. A ETA 2 era para estar produzindo mil litros por segundo e hoje está com 810 litros por segundo, ou seja, 20% a menos de sua capacidade. A ETA II da mesma forma. Mas recuperando nesta sexta-feira, se Deus quiser, a partir de sábado [2], já começa a normalizar o abastecimento em grande parte da cidade, com progressão até segunda-feira [4] normalizar tudo”, afirmou Enoque.

Entre os bairros com problemas no abastecimento de água estão o Centro, Bosque, Cohab do Bosque, Aviário, e outros dessa região. Além, dos bairros da parte alta da cidade, como Tancredo, Placas, e também a região do Calafate.

Sair da versão mobile