Após a segunda maior cheia registrada em Rio Branco, equipes da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade iniciaram na sexta-feira, 8, uma operação de limpeza para remover os entulhos espalhados pelas ruas da capital.
Cerca de 90 toneladas de entulho já foram retiradas dos bairros afetados, conforme dados divulgadas pelo secretário municipal, Joabe Lira.
“Nós começamos a operação de limpeza ainda no feriado, sexta-feira, 8, já com o baixar das águas. Então sexta, sábado, domingo, trabalhamos três dias seguidos, colocamos 250 pessoas trabalhando, 150 equipamentos”, destacou o secretário.
O trabalho de limpeza está sendo realizado em várias frentes. As equipes estiveram na região da Baixada da Sobral, bairro da Base, Gameleira, entre outros atingidos pelas águas. No domingo, 10, foram mobilizadas 14 frentes de trabalho para intensificar os esforços de remoção de entulho.
Com a vazante considerável do nível do rio, as equipes têm atuado para devolver a normalidade aos bairros afetados. A previsão é que essa operação de limpeza se estenda por, pelo menos, 20 dias, conforme afirmou o secretário.
“O rio saiu da cota de transbordamento, então todos os bairros afetados nós já estamos com equipes fazendo esse trabalho. Eu acredito que em média de 30 toneladas por dia a gente tem tirado”, informou o secretário.