Em comemoração ao Dia Mundial do Teatro e ao Dia Nacional do Circo, nesta quarta-feira, 27, diversos grupos teatrais de Rio Branco se unem para realizar um cortejo cênico especial com homenagens, apresentações e reflexões que destacam a importância da arte nas comunidades. Organizado pela Federação de Teatro do Acre na semana de espetáculos do Festival de Teatro Fetac em Cena, o cortejo teve início às 8h, na Praça da Revolução, em frente à prefeitura municipal, e percorrerá pontos centrais da capital.
Durante o percurso, está prevista uma comovente homenagem a figuras que marcaram a história do teatro, incluindo Matias (José Marques de Sousa), Maués Melo e Beto Rocha. O evento encerrará na Praça Povos da Floresta com apresentações teatrais, incluindo teatro de lambe-lambe (técnica de teatro de animação de curta duração com apoio de uma caixa cênica) “Nussoken – A Terra Sem Males”, da Trupe Espantalho de Arcoverde, e a performance “Caixão Panelão”, do Grupo do Palhaço Tenorino – Teatro GPT, com a presença dos grupos filiados.
De acordo com o presidente da Fetac, Lenine Alencar, será um dia alegre para celebrar e lembrar a luta por políticas públicas para a arte e a cultura: “Vamos começar com um grande cortejo artístico e criativo, e teremos espetáculos à tarde e à noite. Vai ser um dia bem diversificado de atividades culturais […] e de luta por políticas públicas e pelo direito à arte e à cultura”, explicou.
Segundo a coordenadora de programação da Fetac, Claudia Toledo, o cortejo destaca a relevância cultural e artística do teatro na comunidade local. “É um cortejo que tem como foco celebrar o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, mas a gente também vem nessa celebração para mostrar aquilo que a gente quer expressar através da arte”, disse a artista.
Encerramento do Festival Fetac em Cena
A primeira mostra de 2024 do Festival de Teatro Acreano Fetac em Cena teve início na última sexta-feira, 22, e se encerra nesta quarta-feira, 27, em Rio Branco, com as apresentações “Carcinoma”, da Cia Visse e Versa, às 15, no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja); e “A Saga das Marias”, do grupo Vivarte, às 19h30, no Teatro de Arena do Sesc Centro. A entrada é franca e as apresentações possuem acessibilidade na Língua Brasileira de Sinais.
Penúltimo espetáculo do festival Fetac em Cena, Carcinoma retrata um encontro da arte com a realidade. A atriz-personagem dialoga com a trajetória caminhada contra o câncer de mama, e compartilha o que foi construído a partir das etapas vencidas, prevalecendo a poética de uma dramaturgia que passeia entre o real e o imaginário.
Fechando a programação, o grupo Vivarte apresenta a “Saga das Marias”. O espetáculo propõe uma fusão entre a cultura do sertão árido e a densa floresta, dando vida a um dos nossos berços culturais e ancestrais. Nesse contexto, o espetáculo conta a história de duas mulheres raizeiras, rezadeiras e seringueiras vivendo e trabalhando na floresta.
Uma nova mostra do Festival de Teatro Acreano Fetac em Cena está prevista para ser realizada ainda este ano, em municípios da regional Tarauacá-Envira, no interior do estado. A divulgação completa será publicada na página da Federação de Teatro do Acre @fetac_acre, no Instagram.