O tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tranquilizou a população ao afirmar que não há expectativas de uma nova enchente do Rio Acre este ano na capital acreana. Em uma entrevista exclusiva, Falcão explicou que, em 54 anos de monitoramento, o rio nunca transbordou duas vezes no mesmo ano.
“Historicamente, sim, os meses de fevereiro e março são os mais chuvosos, mas nós não temos registro nenhum em 54 anos de monitoramento que o Rio Acre, aqui em Rio Branco, transbordou duas vezes no mesmo ano”, afirmou Falcão.
Segundo ele, a preocupação da Prefeitura é manter as famílias nos abrigos até que haja segurança para retorno às residências. A orientação é que as famílias só retornem para as casas quando o rio atingir a marca de 10 metros, ou seja, sair da cota de atenção.
“A Defesa Civil está monitorando não apenas em Rio Branco, mas em toda a bacia do Rio Acre, e até o momento, não há indícios de que ocorrerá um novo transbordamento.”
O coordenador destacou ainda que nos outros municípios, o rio já presenta níveis mais baixos, o que, mesmo em caso de chuvas constantes, não deverá resultar em um transbordamento semelhante ao registrado anteriormente.
No último dia 6 de março, o Rio Acre atingiu a maior cota do ano, de 17,89 metros. Essa também foi a segunda maior enchente da história de Rio Branco.
“A prefeitura está preparada para tomar medidas de segurança, incluindo o retorno das famílias às suas casas assim que o rio atingir a marca de 10 metros. Acreditamos que não haverá nova enchente do rio. Diferente dos igarapés, que podem transbordar em caso de chuvas acima de 100 milímetros devido ao encharcamento e saturação do solo, estamos sempre preparados para atender as famílias de maneira rápida e eficiente”, concluiu Falcão.