A União, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, autorizou o empenho e repasse de recursos para a capital acreana, Rio Branco, no valor de R$ 4.011.692,00, para a execução de ações em prol da população atingida pela enchente dos rios.
A portaria, assinada pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 4.
Os recursos serão empenhados a título de transferência obrigatória, conforme legislação vigente, observando a classificação orçamentária. Considerando a natureza e o volume de ações a serem implementadas, o prazo de execução será de 180 dias, a partir da publicação da portaria no DOU.
Conforme o documento, a prefeitura de Rio Branco deve apresentar prestação de contas final no prazo de 30 dias a partir do término da vigência.
O Rio Acre alcançou a marca de 17,75 metros na medição das 6h desta segunda-feira, 4, segundo a Defesa Civil Municipal. Com isso, essa já é a segunda maior marca já registrada em Rio Branco.
A capital já tem mais de 3,5 mil pessoas desabrigadas e o número de desalojados passa dos 11 mil. A enchente atinge 46 bairros na capital acreana e 18 comunidades rurais, sendo que quatro estão isoladas. Mais de 60 mil pessoas estão afetadas pela enchente em Rio Branco.