Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Documentário “Sobreviventes” reforça a luta contra a violência doméstica na região do Juruá

O Teatro dos Náuas foi palco do lançamento do documentário “Sobreviventes”, dirigido e produzido por Marci Bezerra, nesse sábado, 23. Agora disponível nas redes sociais e no YouTube, a produção é uma janela para as histórias de resiliência e superação de mulheres que enfrentaram a violência doméstica na região do Juruá.

O documentário destaca a realidade sombria enfrentada por muitas mulheres que, por medo ou condições financeiras, se veem presas em um ciclo de violência. “Sobreviventes” busca ser uma fonte de inspiração e força, incentivando outras a romperem com essa realidade e buscarem uma existência digna e sem violência.

O filme foi inspirado pela longa trajetória de envolvimento de Marci Bezerra com a causa da violência doméstica, que remonta ao início dos anos 2000. A iniciativa ganhou vida através do apoio da lei Paulo Gustavo, uma colaboração entre o Ministério da Cultura do Governo Federal e a Prefeitura de Cruzeiro do por meio da Secretaria de Cultura.

A produção, que levou três meses entre captação de imagens e elaboração do roteiro. Aldemir Maciel, secretário de cultura, celebrou o documentário como um marco cultural e um precursor de muitos outros eventos que estão por vir.

Rosa Lebre, gestora escolar, enfatizou a importância da prevenção e educação, especialmente entre os jovens. A participação de alunos da escola madre Adelgundes Becker no evento de lançamento do documentário é um passo significativo para disseminar a consciência sobre o respeito às mulheres e a erradicação da violência de gênero.

“Sobreviventes” não é apenas um documentário; é um movimento que busca empoderar as mulheres, mostrando que a violência não deve ser aceita e que há uma comunidade pronta para apoiar aquelas que buscam uma vida digna e livre de abuso.

Assista:

SOBREVIVENTES

Sair da versão mobile