As águas do Rio Tarauacá, na cidade de mesmo nome, no interior do Acre, atingiram o Lar Novo Hamburgo, no bairro Centro, e os 28 idosos que vivem no local foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros, nessa sexta-feira, 1º.
Segundo o comandante dos Bombeiros na cidade, capitão Marcos Corrêa, o grupo foi levado para um abrigo montado na escola Instituto de São José.
Em Tarauacá, o rio começou a dar sinais de vazante nas últimas horas, mas continua acima da cota de transbordo, que é de 9,50 metros. Segundo os dados dos Bombeiros, na medição das 9h deste sábado, 2, o manancial chegou à marca de 10,80 metros, são 20 centímetros a menos em 24 horas.
A enchente atinge cerca de 23 mil pessoas na cidade e fez com que mais de 2,9 mil moradores deixassem suas casas. Ao todo, são 486 pessoas desabrigadas e mais 2,5 mil pessoas desalojadas, ou seja, que tiveram que ir para casas de parentes.
A cidade tem oito bairros atingidos, entre eles: Centro, Avelino Leal, Senador Pompeu, Triângulo, Cohab, Luiz Madeiro, Bairro das Flores e Ipepaconha.