Como em todos os anos, a Páscoa é marcada pela oferta de ovos recheados de chocolate, nos supermercados e centros comerciais da cidade. Muitas pessoas se preparam para consumir mais o doce, nesta época do ano, e os ovos com sabores regionais e criativos são a aposta de empreendedoras e microempresas de Rio Branco, que apostam no sabor diferenciado para atrair a atenção dos clientes.
Cleoneide Soares, mais conhecida como Cleo, 44 anos, confeiteira e dona do seu próprio negócio, investiu suas fichas no ovo de Páscoa de banoffee, recheado com bastante banana frita e doce de leite. Ela conta como surgiu a ideia:
“O ovo de Páscoa de banana frita surgiu por ideia de uma colega. Essa moça trabalha com bolos caseiros e já fazia esse recheio de banana frita. Um dia, conversando, ela me sugeriu: ‘por que você não incrementa no seu cardápio algo com banana frita e doce de leite? Sai super bem’. Este ano, então, resolvi experimentar e agreguei o banoffee no ovo de Páscoa”, diz.
Ela destaca essa adição como uma forma de inovação e resposta às preferências dos clientes, reconhecendo a popularidade do “banoffee” e buscando oferecer um diferencial em seus produtos de Páscoa. A confeiteira comenta que o novo produto foi muito bem aceito, uma vez que tem um “sabor de infância” por trás da receita:
“Eu faço esse creme e, às vezes, coloco no Instagram, muitas vezes nem posto, só nos meus status do WhatsApp, e já esgotam todos os ovos de banana frita. São uns cremes suaves, apenas o doce de leite vai puro mesmo, artesanal, é o que vai em cima decorando. Tem é um sabor de infância, aquele gostinho de quero mais”.
Cleo descreve como foi difícil começar o negócio. Durante a pandemia, de meados de 2020 a 2021, por necessidade, começou o empreendimento, que, futuramente, se chamaria “Pudim da Felicidade”. Ela lembra que começou a produção em casa, aprimorando as receitas de pudim e “copo da felicidade”. “Superando a vergonha, vendendo nas ruas e usando as máscara como anonimato”, relata.
Gradualmente, expandiu o negócio, participou de cursos online e feirinhas e agregou novas receitas, como taças da felicidade e ovos de Páscoa. Apesar dos desafios, ela diz que priorizou a qualidade e higiene dos produtos, resultando em uma clientela fiel e crescente.
“Ao longo do tempo, diversifiquei meu catálogo de produtos, adicionando pudins gourmet e ovos de Páscoa. Meu compromisso com a qualidade é evidente, priorizando ingredientes de alta qualidade e práticas higiênicas em toda a produção. Além de empreendedora, sou mãe, esposa e dona de casa, o que demanda equilíbrio entre minhas responsabilidades diárias. Apesar dos desafios, sinto-me honrada pelo reconhecimento e fidelidade dos clientes.”
Além disso, ela faz parte do projeto Coletivo de Mulheres Empreendedoras do Acre, conhecido como “Elas Fazem Acontecer”, e diz que o projeto foi uma peça fundamental no seu empreendimento. A partir dele, teve muitas oportunidades e visibilidade.
Ovos recheados de ‘de colher’ fazem sucesso
Outra empreendedora, que também faz parte do Coletivo, investiu igualmente em ovos de Páscoa diferenciados e artesanais. Dona da microempresa “Tatiany Fontinele Bolos e Doces”, Tatiany, 38 anos, trabalha há 11 anos com confeitaria. Segundo ela, os ovos mais procurados pelos clientes são os ovos de colher, a banda recheada, e o queridinho é o “Acreaninho”, ovo de banana frita com doce de leite.
A confeiteira, que já ministrou diversos cursos na área de confeitaria e trabalha com chocolate há 15 anos, conta que, quando começou, também enfrentou anos difíceis na carreira.
“Os primeiros quatro anos foram muito duros, mas depois que ganhei reputação, meu Deus, eu fazia bolo de manhã, tarde e noite, não faltava encomenda. Dou cursos na área, ministrei cinco turmas na Fundação Bradesco, e três turmas, pela manhã, tarde e noite, nos cursos oferecidos pelo governo na Uninorte.”
Cleo, Tatiany e muitas outras empreendedoras confeiteira de Rio Branco estarão presentes na próxima feira do Coletivo “Elas Fazem Acontecer”, que ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de março, no Lago do Amor, Jardim Primavera, Rio Branco–AC, das 16h às 22h.