Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Espetáculos “Os Três Porquinhos” e “Em Busca do Tesouro” movimentam espaços teatrais neste domingo

O terceiro dia de apresentações do Festival de Teatro Acreano Fetac em Cena está com dois grandes espetáculos na programação deste domingo, 23, em Rio Branco. A apresentação de “Os Três Porquinhos”, do Grupo Ciranda de Leitura, inicia às 17h, no Teatro de Arena do Sesc Centro; e “Em Busca do Tesouro”, do grupo Arvoredo de Teatro, inicia às 19h, na Usina de Arte João Donato.

A entrada é franca em ambos os espetáculos e o acesso é por ordem de chegada. Organizado pela Federação de Teatro (Fetac), o Festival de Teatro Acreano Fetac em Cena celebra produções de grupos locais desde a última sexta-feira, 22, e segue com apresentações até a próxima quarta-feira, 27, Dia Mundial do Teatro. Todas as apresentações têm acessibilidade na Língua Brasileira de Sinais. A programação completa pode ser acessada na página @fetac_acre, no Instagram.

Os Três Porquinhos

Baseado na fábula “Os três porquinhos”, a peça conta a história de personagens que procuram o melhor lugar para construir suas casas. O lobo mau aparece e, com fortes sopros, derruba as casas de palha e de madeira, e se esforça para derrubar a terceira casa, sem conseguir. Trata-se de uma história riquíssima, que permite ao público, de diferentes faixas etárias, diversas interpretações e leituras, trazendo não apenas conceitos e valores, mas também sentimentos e emoções.

O livro e a cultura popular são fontes de inspiração para o Grupo Ciranda de Leitura desde 2005, quando foi criado. Juntos, atores, músicos e educadores, uniram-se com o objetivo de fomentar o hábito da leitura junto aos alunos da rede pública de ensino e, desde então, o grupo convida o público a apreciar a cultura por meio da arte. “A Ciranda, como passou a ser carinhosamente conhecida entre o público, circulou com diversos trabalhos, sendo o primeiro ‘A Primavera da Lagarta’, em 2006. Em 2020, passamos a circular com o espetáculo ‘Os três porquinhos’, explicou a diretora do espetáculo, Marília Bomfim.

A apresentação é uma adaptação do grupo Ciranda de Leitura; e conta com a direção de Marília Bomfim; atores manipuladores: Lázara Campos, Rogério Barcellos e Silvia Rejane; figurino, sonoplastia e adereços do grupo Ciranda de Leitura; criação dos bonecos de Jamineide Neri e Ciranda de Leitura; Músico Marcos Thadeu; sonoplastia de Eliane Nascimento; cenário de Marco Lenísio; fotografia de Elias Oliveira; e iluminação de Luís Rabicó.

Em busca do tesouro

Em Busca do Tesouro conta a história de José Gabriel da Costa, mais conhecido como Mestre Gabriel. Nascido em Coração de Maria (BA), em 1922, José Gabriel da Costa vem para a Amazônia como soldado da borracha e empreende uma jornada até os seringais na divisa entre o Brasil e a Bolívia, em busca por um tesouro perdido no coração da selva e nos ensinando sobre a verdadeira riqueza da humanidade.

“A peça é uma oportunidade única de formação de artistas e espectadores e propicia um espaço para a reflexão sobre a formação do estado do Acre”, acredita Leonel Carneiro, diretor do espetáculo.

O espetáculo tem direção e iluminação de Leonel Carneiro; dramaturgia de Leonel Carneiro e Thales Vasconcelos; atuação de Adriano Souza, Ana Condé, Catarina Gonçalves, Deusa Maria, Hanna Araujo, Leonel Carneiro, Renata Leão, Rylary Targino, Rafael Woss, Thais Regina, Thais Schwalbe, Thales Vasconcelos, Thalissa Thaysla; músicos Edson Carneiro, Elis Craveiro; assistente de direção por Deusa Maria; direção nusical e arranjos por Edson Carneiro e Adson Barbosa; cenários e figurino de Hanna Araujo; cordelista e cenotécnia por Adriano Souza; preparadora corporal Amanda Graciele; adereços por Hanna Araujo; fotografia por Marcelo Dagnoni; Coro por Catarina Gonçalves e Ana Condé; e produção de Stephanie Matos.

Sair da versão mobile