Agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE) no Acre tiveram o salário atualizado pelo Ministério da Saúde (MS). Em portaria publicada em fevereiro, a pasta anunciou a aplicação do reajuste de 7,7% no salário mínimo ao piso nacional das categorias, definido em dois salários.
Desta forma, o vencimento básico desses profissionais será de R$ 2.824. O recurso para o pagamento dos salários vem da União e é repassado aos estados e municípios. Atualmente, o Acre tem cerca de 1.700 agentes comunitários de saúde e quase 700 agentes de combate às endemias.
“Estes trabalhadores são fundamentais para a expansão do acesso à saúde, atuantes na prevenção e no controle de doenças e agravos mesmo nos territórios mais remotos do país”, informou o Ministério da Saúde, em comunicado à imprensa.
A pasta destacou o papel dos agentes na prevenção dos casos de dengue. “Cerca de 75% dos focos de transmissão do mosquito ficam dentro de casa e esses profissionais são qualificados para atuar de porta em porta, identificando locais que sejam ou possam se tornar criadouros. Eles também cumprem essa função em imóveis não residenciais, verificando a existência de larvas ou mosquitos transmissores”.