Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais de 109 mil pessoas devem entregar declaração do Imposto de Renda no Acre; veja passo a passo

Cerca de 2 milhões de contribuintes não enviaram declaração do IR (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

A Receita Federal do Acre estima que mais de 109 mil contribuintes devem entregar as declarações do Imposto de Renda em 2024, ano-base 2023. O prazo de entrega começou nesta sexta-feira, 15, e vai até 31 de maio neste ano.

O número previsto pelo Fisco prevê aumento de 4% em relação ao volume de declarações recebidas no ano passado, que foi de 104.968. Ao todo, são esperadas 109.683 declarações para este ano. Em todo o país a expectativa é de receber 43 milhões de declarações.

Uma das melhores opções para o contribuinte é utilizar a declaração pré-preenchida, já disponível na abertura do prazo de entrega. Contribuintes que declararem o IR 2024 usando o modelo pré-preenchido, ou que optarem pela restituição via PIX, terão direito a prioridade no recebimento das restituições.

Na declaração pré-preenchida, os dados do contribuinte são inseridos a partir do que é informado previamente na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), entregue ao órgão por pessoas jurídicas pagadoras, empresas do ramo de imóveis e prestadores de serviços de saúde até o final de fevereiro.

Ainda assim, a Receita considera que o contribuinte ainda é o responsável por confirmar, alterar, incluir ou excluir dados, se necessário.

A declaração pré-preenchida está disponível tanto pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), via computador, quanto pela solução Meu Imposto de Renda (online) ou em aplicativo para iOS ou Android. É uma opção exclusiva para usuários dos níveis prata e ouro da conta gov.br.

 

Sair da versão mobile