Mais de 9,5 mil consumidores estão com energia elétrica suspensa devido às enchentes que atingem as cidades do Acre. Os dados são do boletim divulgado nesta quarta-feira, 28, pela Energisa, empresa responsável pela distribuição de energia no estado.
A medida foi tomada para evitar acidentes com a rede elétrica nos bairros atingidos pela cheia dos rios. O governo do Acre decretou situação de emergência em 19 cidades por conta das enchentes.
Mesmo com a vazante dos rios em algumas cidades, a Energisa orienta que ainda não é seguro religar a energia em alguns locais e pede a compreensão dos clientes. A empresa destaca que, sob nenhuma hipótese, deve haver interferências na rede elétrica, sob o risco de acidentes que podem ser fatais.
Conforme os dados da Energisa, são 6.837 unidades consumidoras desligadas em Rio Branco. Após atingir a segunda maior enchente da história, o Rio Acre está em vazante e marcou 17,05 metros às 9h desta sexta-feira, 8.
Além disso, são 61 clientes sem energia no Jordão, 1 em Feijó, 22 em Rodrigues Alves, 41 em Capixaba, 58 em Epitaciolândia, 11 em Xapuri, 381 em Marechal Thaumaturgo, 91 em Santa Rosa, 321 em Sena Madureira, 49 em Manuel Urbano, 40 em Porto Acre, 287 em Porto Walter, 788 em Cruzeiro do Sul, e 632 em Tarauacá.
Nota da Energisa
A Energisa pede a compreensão dos clientes e destaca que, sob nenhuma hipótese, deve haver interferências na rede elétrica, sob o risco de acidentes que podem ser fatais.
Importante ressaltar que por segurança, o fornecimento de energia é interrompido, para resguardar a vida das pessoas e daqueles que atuam nas enchentes.
A concessionária segue monitorando a cheia dos rios. A empresa atua sempre parceria com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiro para avaliar ou realizar o desligamento da energia por motivo de segurança das equipes que estão atuando no resgate das famílias como das próprias famílias atingidas pelas águas.
A empresa permanece com os atendimentos conforme o plano de contingência, aumentou o número de equipes atuando em campo, monitorando a situação para restabelecer o fornecimento de energia com segurança a todos os clientes afetados.
A Energisa reforça que ao identificar algum perigo com a rede elétrica, o cliente deve entrar em contato pelos canais de atendimento: aplicativo Energisa ON, Gisa (www.gisa.energisa.com.br) e call center 0800-647-7196.