O nível do Rio Acre voltou a apresentar vazante em Rio Branco. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, o manancial marcou 17,76 metros na medição das 9h desta quinta-feira, 7, uma redução de 19 centímetros em 24 horas.
No mesmo horário dessa quarta, o rio estava na marca dos 17,89 metros, a maior cota registrada na enchente deste ano, que é considerada a segunda maior alagação da história de Rio Branco.
Nas últimas 24 horas choveu um acumulado de 48,5 milímetros na capital acreana. Mais de 70 mil pessoas estão atingidas pela cheia.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, a previsão é que o manancial pode até voltar a subir nas próximas horas, mas não deve passar dos 17,89 metros.
“Agora deu sinal de vazante, a tendência é que ele continue baixando, porém ele pode, em um certo momento, voltar a aumentar, mas não deve mais ultrapassar a maior marca desse ano. Então pelo menos isso a gente já prevê que não deve voltar a ultrapassar essa marca”, afirmou Falcão.
Ao todo, 4.115 pessoas de 1.072 famílias estão desabrigadas em Rio Branco. O número de desalojados passa dos 14 mil.
A enchente atinge 48 bairros na capital acreana e 23 comunidades rurais, sendo que quatro estão isoladas. Ao todo, a cidade tem 11 abrigos, sendo 10 em escolas públicas e um no Parque de Exposições.