O nível do Rio Acre na capital acreana já vazou quase dois metros. Na medição das 9 horas, deste sábado, 9, o manancial registrou a cota de 16,02 metros.
Apesar da vazante significativa, a Defesa Civil de Rio Branco não descarta a possibilidade de um repiquete, em decorrência do elevado volume de chuvas registrados em março.
“Só nos 8 primeiros dias de março, choveu a metade do esperado para todo o mês, então, o risco de o Rio voltar a subir, existe sim, mas não existe o risco de ele ultrapassar sua cota máxima”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Segundo o gestor, os igarapés estão em constante monitoramento. “Agora, sobre a questão dos igarapés, a gente precisa ficar sempre atento, porque basta chover 50 ou 70 mm para eles aumentarem bastante. E o risco é grave porque o Rio Acre está muito cheio e represa, especialmente, o Igarapé São Francisco, que faz parte de uma bacia enorme de Rio Branco. O risco de enxurradas permanece durante todo o período de chuvas”, disse.