Após atingir a segunda maior cheia da história, o nível do Rio Acre continua baixando em Rio Branco. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, o manancial marcou 17,18 metros na medição das 6h desta sexta-feira, 8, uma redução de 58 centímetros em 24 horas.
No mesmo horário dessa quinta, o rio estava na marca dos 17,76 metros.
Nas últimas 24 horas choveu um acumulado de 1,3 milímetro na capital acreana.
Com a vazante, as águas que tinham invadido o Calçadão da Gameleira recuaram e o local ficou tomado por lama. O trânsito no Centro de Rio Branco voltou a fluir normalmente.
Este ano, Rio Branco teve a segunda maior enchente da história. O rio chegou à marca dos 17,89 metros, na quarta-feira, 6. Mais de 70 mil pessoas foram atingidas pela enchente.
Ao todo, 4.115 pessoas de 1.072 famílias estão desabrigadas em Rio Branco. Mesmo com a vazante, elas ainda não são orientadas pela Defesa Civil para retornar para casas.
O número de desalojados passa dos 14 mil. A enchente atinge 48 bairros na capital acreana e 23 comunidades rurais, sendo que quatro estão isoladas. Ao todo, a cidade tem 11 abrigos, sendo 10 em escolas públicas e um no Parque de Exposições.