O nível do Rio Acre marcou 17,52 metros na medição das 9h deste sábado, 2, em Rio Branco, segundo dados divulgados pela Defesa Civil de Rio Branco. Com isso, o número de desabrigos aumentou na capital acreana e chega a mais de 3 mil pessoas.
O manancial manteve o mesmo nível marcado na medição das 6h deste sábado. Mas, segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, ainda não se pode dizer que há uma estabilidade. Ele informou que, de acordo com as análises, a previsão é de que o rio continue em subida nas próximas horas.
Ao todo, são 645 famílias desabrigadas, totalizando 3.114. Há ainda entre 10 a 11 mil pessoas desalojadas. Segundo os dados, a capital tem 45 bairros atingidos pela enchente e 18 comunidades rurais, sendo que quatro estão isoladas. Mais de 60 mil pessoas estão afetadas pela enchente em Rio Branco.
O número de abrigos aumentou para 11, sendo 10 escolas e o Parque de Exposições.
“A previsão é que o rio deve continuar subindo até amanhã [domingo, 3]. De acordo com estudos e análises, a partir daí ele deve começar a dar sinais de estabilidade. Minha perspectiva é que alcance a cota do ano passado e volte a baixar”, disse Falcão.