O calçadão da Gameleira, um dos principais pontos turísticos de Rio Branco, foi atingido pelas águas do Rio Acre, na manhã desta sexta-feira, 1º de março. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, o nível do manancial marcou 17,22 metros às 6h.
O rio transbordou no dia 23 de fevereiro na capital acreana e cerca de 60 mil pessoas estão atingidas pela enchente. Nas últimas 24 horas, o nível do manancial subiu 24 horas, após registrar um acumulado de 22,1 milímetros de chuva.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, a previsão é de que a região do calçadão da Gameleira seja interditada nas próximas horas, para evitar acidentes. Com isso, o trânsito deve ser alterado na região.
Mais de 2,4 mil pessoas já estão desabrigadas na capital acreana por conta da cheia do Rio Acre, segundo último balanço divulgado pela Defesa Civil Municipal. Ao todo, são 610 famílias que estão em abrigos públicos.
Somente no Parque de Exposições são 469 famílias acolhidas, com mais de 1,8 mil pessoas. Além disso, há nove abrigos em escolas.
A capital tem cerca de 45 bairros atingidos pela enchente. Há ainda 18 comunidades rurais atingidas pelas águas, sendo que quatro estão isoladas.
“A previsão é de que o rio continue subindo. Pelo menos até amanhã não temos sinal de estabilidade. Quando tiver com lamina d’água no calçadão da Gameleira, a gente isola o local, e isso provavelmente deve acontecer hoje ainda”, afirmou Falcão.