O nível do Rio Acre continua em vazante em Rio Branco e marcou 9,64 metros, na medição das 6h desta quinta-feira, 14, segundo dados da Defesa Civil Municipal.
O manancial baixou 1,14 metro, em 24 horas, e saiu da cota de atenção, que é de 10 metros. Este ano, o Rio Acre atingiu a segunda maior cota da história e mais de 70 mil pessoas foram atingidas pela enchente.
Mesmo com a vazante considerável do rio, o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que ainda há mais de 600 famílias em abrigos na capital. A maioria segue no Parque de Exposições e também ainda estão ativos três abrigos montados em escolas.
Falcão explicou que a retomada das famílias está sendo feita de forma gradual, considerando os bairros que já passaram por limpeza.
“Retiramos cerca de 90 famílias ontem do Parque de Exposições, com o início da Operação Volta Para Casa. Tem bairros que ainda não estão prontos para receber pessoas ainda, e vamos deixando para depois. Sobre a questão dos imóveis que foram atingidos pela enchente, nós calculamos que, no mínimo, 100 devem ser interditados”, afirmou Falcão.