A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) estuda a possibilidade de levar a campanha de vacinação contra a dengue para novos municípios. Atualmente, 11 cidades locais contam com lotes do imunizante. A medida se dá em razão da baixa procura pela vacina.
Na semana passada, o governo se viu obrigado a ampliar o público-alvo da campanha, inicialmente voltada para crianças de 10 e 11 anos. Agora, o imunizante está disponível também para adolescentes de até 14 anos.
Entre as cidades que receberam lotes da primeira remessa estão Acrelândia, Bujari, Capixaba, Porto Acre, Senador Guiomard, Sena Madureira, Jordão, Santa Rosa do Purus, Rio Branco, Plácido de Castro e Manoel Urbano.
Caso a procura continue baixa, a Sesacre pretende pedir ao Ministério da Saúde autorização para doar vacinas a municípios que ficaram de fora da ação. Onze estão sem cobertura vacinal contra a dengue.
O Acre foi o primeiro estado da região Norte a aplicar o imunizante Qdenga, produzido por laboratório privado e adquirido pelo governo federal para distribuição em larga escala no Brasil, que vive uma epidemia da doença.
O estado recebeu 17,8 mil doses da vacina e, até a primeira semana de campanha, só havia vacinado 770 crianças.