A jovem Amélia Cristina Rocha Marques, de 28 anos, uma das sobreviventes da queda de avião em Manoel Urbano foi transferida na madrugada desta sexta-feira, 22, para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), no Hospital 28 de Agosto, em Manaus.
O CTQ é referência em assistência a queimados de alta complexidade do Amazonas. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), os sobreviventes Valdir Roney de Souza Mendes (piloto do avião), e Mateus Jeferson Fonte também vão ser levados para o hospital.
A previsão é de que eles sejam transferidos ainda nesta sexta e no sábado, 23, respectivamente.
“Iniciamos a madrugada do dia 22, conforme a determinação do governador Gladson Cameli, a remoção dos três pacientes queimados, vítimas do acidente de avião. Os pacientes serão removidos para Manaus, onde estarão dentro de um centro de grandes queimados para garantir a melhor assistência. Ofereço aqui o agradecimento a todos que participaram dessa regulação, dessa logística e dessa transferência, assim como o governo de Manaus que irá receber os nossos três pacientes e que irá garantir dessa forma o melhor tratamento para todos eles”, destacou Pascoal.
O acidente ocorreu na última segunda-feira (18) em Manoel Urbano, logo após o avião decolar. Sete pessoas estavam a bordo, sendo quatro homens e três mulheres. O avião seguia para a cidade de Santa Rosa do Purus.
O peruano Sidney Estuardo Hoyle Vega morreu no acidente. Seis pessoas ficaram feridas, cinco foram transferidas para o Pronto Socorro de Rio branco, sendo que duas estão entubadas.
Com a transferência dos primeiros pacientes a Manaus, continuam sob cuidados da unidade os pacientes Suanne Camelo, que está em estado gravíssimo na UTI e devido ao seu delicado estado de saúde não pode ser transferida no momento; e Bruno Fernando dos Santos, que segue estável em internação na enfermaria do PS.