25 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

25 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

TJAC amplia serviços nos Pontos de Inclusão Digital para mulheres vítimas de violência e pessoas surdas

O atendimento inclusivo promove a valorização da diversidade e o respeito à dignidade de todas as pessoas

Assessoria por Assessoria
27/03/2024 - 10:44
TJAC amplia serviços nos Pontos de Inclusão Digital para mulheres vítimas de violência e pessoas surdas
Manda no zap!CompartilharTuitar

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, assinou Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Mulheres da Amazônia (IMA) e a Empresa Onélia Abreu da Rocha, nesta terça-feira, 26, com o objetivo de ampliar os serviços nos Pontos de Inclusão Digital (PIDJus) voltados às mulheres vítimas de violência doméstica e em vulnerabilidade social e também às pessoas surdas.

Em Rio Branco, são quatro unidades instaladas: na Escola Estadual Henrique Lima – Rua Luiz Miguel Pereira, n° 106, bairro Calafate; na Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Felício – Rua 35, sem número, Cidade do Povo; Escola Estadual Professora Clícia Gadelha – Estrada do São Francisco, n° 1968, bairro Vitória/São Francisco; e na Escola Estadual Heloísa Mourão Marques – Rua Rio Grande do Sul, n° 1908, bairro Castelo Branco/Sobral. Para este ano, planeja-se inaugurar unidades nas regiões do Baixo Acre, Envira-Tarauacá, Juruá e Purus.

Nesses locais, a população tem acesso a serviços digitalmente ofertados, como consulta processual, participação de audiências virtuais e instauração de petição, e com a ampliação dos serviços através dos termos assinados hoje, as vítimas de violência doméstica e mulheres em vulnerabilidade social terão orientação de entidades da sociedade civil, por meio Instituto Mulheres da Amazônia. “É uma honra fazer parte desse momento. É uma democratização do acesso à justiça e a outros serviços tão importantes de utilidade pública. Parabéns ao Poder Judiciário acreano pela sensibilidade. Para nós é um sentimento também de dever cumprido”, disse a presidente do Instituto Mulheres da Amazônia, Concita Maia.

 

O atendimento no PIDJus é feito com auxílio de estudantes da rede pública de ensino, que passaram por treinamento. Porém, os atendimentos específicos às vítimas de violência doméstica, mulheres em vulnerabilidade social e pessoas surdas, os alunos, chamados de monitores, irão solicitar o auxílio dos membros do Instituto Mulheres da Amazônia e da Empresa Onélia Abreu da Rocha.

“O atendimento adequado nos órgãos públicos para pessoas surdas é de extrema importância para garantir a acessibilidade e a igualdade de direitos. Parabenizo o TJAC por essa sensibilização às pessoas surdas”, disse a interprete de Libras, Onélia Abreu.

A desembargadora-presidente destacou que um atendimento sensível às necessidades das pessoas surdas contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e para o cumprimento de leis e diretrizes que têm a finalidade de garantir os direitos das pessoas com deficiência.

“O Poder Judiciário tem contribuído para uma sociedade mais justa e igualitária. O atendimento inclusivo não apenas atende às demandas legais, mas também promove a valorização da diversidade e o respeito à dignidade de todas as pessoas”, destacou.

O PIDJus conta com o apoio do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE-AC), Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Regional (TRT14), Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Justiça Federal e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

 

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 

 

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Banda Calcinha Preta desembarca hoje no Acre para show nesta quinta-feira e manda recado para fãs do Estado

Próxima Notícia

Projeto Nossa Energia inicia programação 2024 

Mais Notícias

Foto: Cedida
5º destaque

Frei Clodovis Boff lança livro no Acre e clama por uma teologia não ideológica

24/08/2025
Foto: Arquivo
3º destaque

População do Acre envelheceu e cresceu mais de 10% em 12 anos, revela IBGE

24/08/2025
Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Estudantes do Ifac são os únicos aprovados no Acre para fase final da Olimpíada Brasileira de Química

24/08/2025
Foto: Andeson Leite/ SEASDH
Destaques Cotidiano

Em Tarauacá, Juntos Pelo Acre entrega 1000 kits de roupas e oferta diversos serviços assistenciais

24/08/2025
Foto: Anne Nascimento
4º destaque

Sérgio Souto celebra 45 anos de carreira e reafirma identidade acreana na música

24/08/2025
Foto: Pedro Devani/Secom
Destaques Cotidiano

No Acre, entidades sem fins lucrativos podem contratar 100 moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

24/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Projeto Nossa Energia inicia programação 2024 

Projeto Nossa Energia inicia programação 2024 

Foto: Ascom MPAC

Ministério Público investiga esquema de manipulação de resultados em jogos de futebol; no Acre, dois mandados são cumpridos

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre