Dos seis sobreviventes do acidente aéreo ocorrido em Manoel Urbano, interior do Acre, nessa segunda-feira, 18, cinco foram transferidos para o Pronto-Socorro de Rio Branco. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), três desses pacientes, considerados em estado mais grave, passaram por cirurgia e estão sob cuidados intensivos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Entre eles estão: Suani Camelo, 30 anos; Valdir Roney de Souza Mendes, 59 anos (piloto do avião); e Amélia Cristina Rocha, 28 anos. Conforme a Saúde, os pacientes foram submetidos a procedimentos cirúrgicos de desbridamento, uma técnica que envolve a remoção de tecido não viável para favorecer a cicatrização.
O quadro clínico deles é considerado crítico e estão sendo assistidos por uma equipe médica especializada.
Já os pacientes Bruno Fernando dos Santos, 36 anos, e Mateus Jeferson Fonte, de 26 anos, estão estáveis e vão continuar sendo acompanhados na enfermaria da unidade. Outra sobrevivente, Delisiane Salomão Calisto, de 15 anos, cujo quadro representa menor gravidade, continua sendo assistida na Unidade Mista de Manoel Urbano.
Conforme o governo do Estado, o avião de pequeno porte, modelo Cessna Skylane, caiu a 1 km da cabeceira da pista de Manoel Urbano, logo após a decolagem, em uma área de difícil acesso. As informações foram confirmadas pelo Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e Polícia Militar. O avião estava saindo de Manoel Urbano com destino a Santa Rosa do Purus.
O empresário peruano Sidney Estuardo Hoyle Vega não sobreviveu.