O fato teria ocorrido na manhã deste domingo, 31, no complexo penitenciário Francisco de Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco (AC).
Segundo informações repassadas pela polícia, o presidiário Elivan Verus da Silva, 41 anos, teria se envolvido com a mulher de um outro detento. Na manhã deste domingo, Elivan e outros reeducandos saíram das celas para dar espaço aos condenados que têm direito a receber as visitas íntimas.
No pátio, onde os detentos pegam sol, iniciou-se uma discussão que evoluiu para agressões fisícas. Policiais penais, que estavam de serviço no momento, tentaram acalmar os agressores. Porém, só conseguiram sessar as agressões após disparos de balas de borracha.
Na ação dos agentes, um detento identificado como Atalo Freds Moraes da Silva, 27 anos, foi atingido por uma bala de borracha. Minutos após o tumulto, a polícia penal conseguiu conter os detentos e acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma equipe de socorristas foi ao local, realizou todos os atendimentos e encaminhou Elivan para o Pronto Socorro da capital com quadro clínico estável.
O reeducando agredido teve vários hematomas e um ferimento grave no rosto e na cabeça. Ele foi entregue no setor de trauma do PS, onde permanece em observação. Já Atalo, foi atendido, medicado e liberado para retornar ao presídio da capital.
Elivan Verus da Silva cumpre mais de 60 anos de pena, contra ele pesam quatro condenações. O detento é acusado de tentar matar um policial militar do BOPE em 2014, no município de Xapuri, no mesmo ano, ele matou oo delegado de Polícia Civil Antônio Carlos em uma ação policial,. O criminoso também matou a adolescente Janaína Nunes Costa a facadas e a ex-namorada, além de crime de sequestro.