A distribuição de cestas básicas para as famílias atingidas pela alagação em Rio Branco, gerou tumulto, confronto entre moradores e a Polícia Militar e até prisões, nesta sexta-feira, 8, em frente ao Casarão, no Centro da capital.
Vídeos gravados por pulares mostram a confusão generalizada. O Centro de Operações Policiais Militares (Copom) informou que o tumulto começou porque um grupo tentava fechar a Avenida Brasil. Spray de pimenta e cassetetes foram usados pelos militares para conter a confusão.
Conforme a Polícia Militar, os populares relataram que algumas pessoas começaram uma confusão por desrespeito a ordem na fila de entrega e outras que estavam tentando pegar sacolão sem autorização. Durante as discussões, os militares foram xingados e desacatados. Três pessoas foram conduzidas à Delegacia de Flagrantes.
A reportagem entrou em contato com o governo para saber mais informações e aguarda retorno até última atualização.
A entrega de sacolões é feita pelo programa “Juntos pelo Acre”, do governo do estado. A iniciativa iniciou a distribuição nessa quinta-feira, 7, e longas filas têm se formado no Centro nesses dois dias.
Em Rio Branco, o Rio Acre registrou a segunda maior enchente da história esta semana. Cerca de 48 bairros e 23 comunidades rurais estão atingidas pela cheia. Mais de 70 mil pessoas estão afetadas pela enchente e mais de 4 mil pessoas estão desabrigadas.