A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, 13, as operações Maverick e S.O.S Kids de combate a crimes relacionados ao abuso sexual infantil. Ao todo, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
Conforme a PF, o objetivo da ação é reprimir a posse, o compartilhamento e a comercialização de imagens com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil pela internet.
As investigações iniciaram em setembro de 2023 e em janeiro de 2024 a partir de informações encaminhadas à Polícia Federal.
A ação contou com a presença de mais de dez policiais federais. Os mandados judiciais foram expedidos pela 2ª Vara Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco e pela Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Cruzeiro do Sul.
Os policiais buscam encontrar elementos probatórios que ratifiquem a participação dos alvos nos crimes investigados, o que pode resultar em novas diligências e na identificação de outros membros do grupo criminoso.
Os investigados podem responder por armazenar, compartilhar e vender imagens com conteúdo sexual infantil. Se condenados, poderão estar sujeitos a uma pena superior a dez anos de reclusão.