O Ministério da Saúde autorizou, nessa quarta-feira, 6, o repasse de R$ 1,95 milhão para auxiliar na assistência às vítimas dos temporais e enchentes no Acre. O incremento financeiro está previsto em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Na publicação, além do repasse financeiro emergencial para as regiões vítimas de enchentes, consta também a destinação de recursos para municípios intensificarem as ações de controle da dengue e outras arboviroses.
Esta foi mais uma iniciativa da pasta na assistência à saúde dos moradores do Acre. Ao longo das duas últimas semanas, o ministério enviou 13 kits emergenciais para o estado com remédios e insumos como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas.
Além disso, na terça-feira, 5, foi deslocada uma equipe para auxiliar na resposta à emergência.
Em todo o estado, quase 28 mil pessoas estão fora de casa, dentre desabrigados e desalojados, segundo a última atualização feita pelas autoridades locais. Das 22 cidades acreanas, 19 estão em emergência por conta do transbordo de rios e igarapés. Tanto a capital Rio Branco quanto o interior foram fortemente atingidas pelas enchentes.