O presidente do PT no Acre, ex-deputado estadual Daniel Zen, afirmou, nesta terça-feira, 5, que somente programas de habitação popular, com remoção das famílias de áreas alagadiças, poderão resolver, de forma definitiva, a situação das vítimas das enchentes dos rios locais.
Ele frisou que esses eventos naturais adversos ocorriam a cada dez anos no Acre, mas que, agora, “acontecem quase todos os anos”.
“Admitam ou não os negacionistas do impacto da ação humana nas mudanças climáticas, o fato é que, nos últimos anos, o intervalo entre a ocorrência de eventos climáticos extremos e similares tem sido cada vez mais curto”, escreveu, em seu perfil no X (antigo Twitter).
O ex-parlamentar também fez uma reflexão sobre os efeitos das mudanças climáticas no comportamento dos mananciais da região.
“Os rios amazônicos pedem passagem, mas não pedem licença. Tem que dar espaço pra eles passarem, se não der, eles vão tomar: vão sair arrastando tudo e todos que estiverem pela frente. A natureza é bela, mas, sabe ser cruel também. Não perdoa não”.