Pesquisa elaborada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) aponta que Rio Branco ocupa a 19ª posição na lista de municípios com o melhor funcionamento da máquina pública, à frente de capitais como São Paulo (SP) e Campo Grande (MS), por exemplo.
As informações compõem o Ranking de Competitividade dos Municípios, onde a capital acreana está posicionada na 213ª colocação geral.
Para ser elaborado, esse ranking geral conta com informações de três grandes áreas: Economia, Instituições e Sociedade, cada uma com pilares específicos.
Um dos pilares da área Instituições, o Funcionamento da Máquina Pública de Rio Branco avançou cinco posições em 2023, em relação ao ano anterior.
Esse item, por sua vez, é analisado a partir de seis indicadores:
1- Custo da função legislativa;
2- Tempo para abertura de empresas;
3- Qualidade da informação contábil e fiscal;
4- Transparência municipal;
5- Custo da função administrativa; e
6- Qualificação do servidor.
Indicadores do Funcionamento da Máquina Pública
Nos dois primeiros (Custo da Função Legislativa e Tempo para Abertura de Empresas), a capital acreana registrou melhora, sendo que no indicador 2 houve avanço de 105 posições no seu ranking específico.
Outros dois indicadores permaneceram iguais. São eles Qualidade da Informação Contábil e Fiscal e Transparência Municipal.
Por outro lado, o Custo da Função Administrativa e Qualificação do Servidor apresentaram piora, caindo, respectivamente, 16 e 24 posições nos seus rankings específicos.
O Ranking de Competitividade dos Municípios analisa somente as 410 cidades brasileiras com população acima de 80 mil habitantes.
Veja a lista das 40 cidades com o melhor funcionamento da máquina pública: