O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) em seu discurso na Câmara dos Deputados, denunciou o alto custo das viagens internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em apenas 14 meses de governo realizou 15 viagens, totalizando 62 dias fora do país, ao custo de R$ 65,9 milhões.
Comparando com o governo Bolsonaro, Lula gastou R$ 27,1 milhões a mais. Duarte destacou que tais viagens não trouxeram ganhos efetivos para o país e ocorreram em momentos críticos, como durante enchentes no Rio Grande do Sul.
Além disso, o parlamentar criticou o episódio em que Lula e sua esposa Janja reclamaram da falta de móveis na residência oficial, insinuando que o governo anterior teria os furtado. Posteriormente, descobriu-se que os móveis estavam no perímetro do Palácio da Alvorada. Duarte apontou ainda para a conduta de ministros do governo, como o uso de recursos públicos para fins questionáveis, como shows bancados pelo Ministério da Cultura e a ausência de ações efetivas em áreas cruciais, como saúde e segurança alimentar.
O deputado concluiu seu pronunciamento destacando o contraste entre a ostentação do governo Lula em eventos internacionais e as necessidades urgentes do país, como o combate à inflação, a crise na produção industrial e a falta de vacinação contra a dengue. Ele pediu que o presidente se concentre em trabalhar para o Brasil, deixando de lado os holofotes internacionais.
“Estamos à deriva e precisamos que o presidente comece a trabalhar, de fato, para o Brasil, dentro do Brasil, deixando de lado o brilho dos salões internacionais, onde ele está sendo tratado como irrelevante”, disse o parlamentar.