X

A lacuna do orgasmo

Você sabia que dentro de uma relação heterossexual, as mulheres têm muito menos orgasmos que os homens? Esta diferença é conhecida como lacuna do orgasmo. Um estudo foi realizado nos Estados Unidos, em 2018, envolvendo cerca de 52.000 pessoas, mostrou que, enquanto 95% dos homens relataram ter orgasmos em suas relações, apenas 65% das mulheres referiam ter o orgasmo na maioria de suas relações sexuais.

Ao contrário do que se acreditava há algum tempo atrás, não há nenhum mistério na biologia do orgasmo feminino, pois muitos estudam mostram que as mulheres têm mais orgasmos sozinhas do que com um parceiro.

Isso acontece porque a maioria das mulheres precisa da estimulação no clitóris para a obtenção do prazer. E esse estímulo deve ocorrer com uma pressão e velocidade específicas para cada mulher.

A lacuna do orgasmo acontece principalmente pois as mulheres não estão recebendo essa estimulação clitoriana de maneira satisfatória. E uma das explicações para esse fato, é a cultura baseada na penetração, estimulada por filmes de conteúdo pornográfico, que vendem uma falsa ideia de que o prazer feminino está associado à penetração.

Para buscar a aceitação de seus parceiros e satisfazê-los, muitas mulheres acabam fingindo o orgasmo. Um estudo sugere que cerca de 53% a 85% da população feminina admitem fingir orgasmos.

O conhecimento do caminho que leva ao orgasmo de cada mulher, pode deixar a sua vida sexual mais prazerosa, diminuindo essa lacuna. E você, já fingiu ter orgasmo?

Camila Amorim: Camila Amorim é médica ginecologista e obstetra, formada na Universidade Federal do Acre. Tem mestrado em Saúde coletiva pela Fiocruz. É professora titular do curso de medicina do Centro Universitário Uninorte. Vice-supervisora do Programa de Residência médica de Ginecologia e Obstetrícia do estado do Acre. Cursando a pós-graduação em sexologia humana, na Cetrus, SP. E-mail: cajosetti@gmail.com