Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sucuri faz visita para turistas durante passeio em rio de águas cristalinas e rouba cena

Sucuri avistada no rio Sucuri em Bonito. — Foto: Reprodução

Uma sucuri de mais de 5 metros resolveu dar um “oizinho” para alguns turistas durante um passeio no rio Sucuri, no município de Bonito (MS). O registro foi feito na última terça-feira (16), pelo guia de turismo, Eder Patrocínio da Cruz. Veja vídeo acima

A aparição da serpente gigante chamou a atenção de todos e tornou o passeio ainda mais especial.

“Sempre que uma sucuri aparece é uma adrenalina, elas são muito calmas, e magnificas”, disse o guia.

De acordo com Eder, a cobra agiu como se estivesse dando um “oi, pessoal”, para todos que participavam do passeio pelas águas cristalinas do rio.

“Ela veio de fininho, chamou a atenção de todo mundo, roubou a cena”.

Das 4 espécies de sucuris existentes no mundo, 3 delas são encontradas no Brasil

Em todo o mundo há quatro espécies das sucuris, todas com registros na América do Sul (e três são encontradas no Brasil). Segundo especialistas, a sucuri de bene é a única que até hoje não teve registros em biomas brasileiros e pode ser vista somente na Bolívia.

Eunectes murinus (Sucuri-verde)
Eunectes notaeus (Sucuri-amarela)
Eunectes beniensis (Sucuri de bene)
Eunectes deschauenseei (Sucuri malhada)
Juliana Terra, doutora em ecologia pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora de um projeto voltado para as sucuris na região de Bonito (MS), explica que apesar de as quatro espécies ter suas particularidades, todas compartilham algumas características em comum.

“São espécies encontradas sempre associadas a ambientes aquáticos, onde desempenham suas atividades como caça e reprodução, entre outras. Tanto que o gênero das sucuris é o Eunectes, palavra grega. Se separar o ‘eu’, esta significa bom e fácil; e ‘Nektes’ significa nadador, ou seja, é um bom nadador”, explica Juliana.

Reportagem completa no g1

Sair da versão mobile