Desde o domingo, 21, o cometa 12/Pons-Brooks está ainda mais visível no céu do Brasil. Por estar em seu ponto mais próximo do Sol, observadores na Terra com boas condições climáticas podem ter uma visão privilegiada do corpo celeste que ganhou o apelido de “Cometa do Diabo” pela estrutura em forma de chifres que aparenta ter.
No último sábado, 20, o fotógrafo especializado em imagens astronômicas Gabriel Zaparolli conseguiu fazer um registro da passagem do cometa no céu de Torres (RS).
Na imagem, uma composição feita com cerca de 180 fotografias, o cometa surge sobre o morro da Guarita, atração turística da cidade litorânea.
“No inicio da noite fui até o morro das Furnas pela parte sul, que fica na praia da Guarita em Torres, para realizar uma composição entre os dois morros da Guarita juntamente com o cometa 12P/Pons-Brooks na mesma imagem”, conta Zaparolli à CNN.
“Montei o tripé e preparei a câmera, uma Sony A7s2 com uma lente Sony Fe 50mm f/1.8. Após tudo preparado, comecei a registrar cerca de 180 imagens para fazer empilhamento e obter resultados da cauda do cometa e melhor nitidez da foto”, diz o astrofotógrafo que também é um caçador de tempestades.
“Assim saiu esse registro incrível do cometa e a Guarita. Uma imagem que eu buscava há muito tempo, praticamente um sonho realizado”, diz Zaparolli, que publica os registros astronômicos que faz em seu perfil no Instagram.
Fonte: CNN Brasil