De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2023, o Acre é a 12ª unidade da federação com a melhor taxa de investimentos públicos do Brasil. O índice alcançado foi de 9,09%, o terceiro maior da Região Norte do país. O estudo é uma iniciativa do Centro de Liderança Pública (CLP) e considera, neste quesito específico do levantamento anual, a relação entre investimento liquidado e receita corrente líquida.
O indicador é diretamente elencado à solidez fiscal dos estados e avalia, entre outros pontos, a responsabilidade da gestão fiscal, como o controle de gastos com pessoal e a capacidade financeira dos governos na realização de investimentos em áreas estratégicas, que resultem no aumento da produtividade e promoção do desenvolvimento socioeconômico.
Os eixos Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação são levados em consideração nesta etapa da pesquisa.
Conforme o secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, o resultado alcançado pelo Acre é consequência da austeridade com as contas públicas e do empenho da gestão com o desenvolvimento do Acre. “Nos últimos anos, os investimentos com recursos próprios do governo aumentaram. Com isso, temos conseguido potencializar nossas ações, principalmente na execução de obras, que são fundamentais para a geração de emprego e renda”, explicou.