Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre está entre sete estados com tendência de queda na incidência de dengue, aponta Ministério da Saúde

Acre está entre sete estados com tendência de queda na incidência de dengue, aponta Ministério da Saúde

O cenário epidemiológico da dengue foi atualizado nessa terça-feira, 2, pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel. Segundo análise apresentada, vinte estados brasileiros apresentam tendência de estabilidade ou queda na incidência da doença.

Conforme os dados, o Acre está entre os sete que estão com tendência de queda na incidência. Entre eles: Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Roraima e o Distrito Federal.

Já os estados do Amapá, Ceará, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins sinalizam estabilidade.

De acordo com Ethel, embora o cenário sinalize arrefecimento da doença na maior parte do país, é necessário ainda cautela antes de determinar que o pico dos casos de dengue no país já passou.

“Este é um momento que ainda requer atenção. E precisamos que as pessoas continuem dedicando 10 minutos contra a dengue buscando possíveis focos do mosquito. Também temos a necessidade de que, naqueles municípios onde as vacinas estão disponíveis, que os responsáveis levem as crianças para se proteger”, disse.

Apesar da tendência de queda, o Acre está entre as unidades da federação com as maiores incidências de casos de dengue do país, conforme dados do Ministério da Saúde. O estado tem uma taxa de 758,9 casos da doença para cada 100 mil habitantes. Esse é 9º maior índice do Brasil.

Conforme o Centro de Operação de Emergências (COE) do Ministério da Saúde, o Acre registrou, até a última quinta-feira, 27, um total de 6.299 casos prováveis de dengue.

O Acre está em situação de emergência desde o dia 5 de janeiro deste ano. A medida foi decretada pelo governo do estado, após um aumento de 106,6% dos casos da doença.

Sair da versão mobile