No Acre, a luta contra a dengue enfrenta um desafio preocupante. Em pouco mais de dois meses de campanha de vacinação contra a doença, apenas 5,4% do público-alvo recebeu a imunização.
Os números divulgados pelo Programa Nacional de Imunização do Acre (PNI-AC) apontam que das 17.810 doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao estado, apenas 2.984 foram aplicadas até esta quinta-feira, 4, ou seja, 16,75% das doses recebidas. Há ainda 856 doses que continuam em estoque.
Mais de 14,8 mil das doses recebidas e que não foram usadas até o momento vencem no próximo dia 30 de abril, segundo a coordenação do PNI.
A campanha começou no Acre no dia 16 de fevereiro, inicialmente, com a vacinação de crianças de 10 a 11 anos e, em seguida, foi estendida para adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Esse público alvo soma um total de 54.256 crianças e adolescentes.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Acre, Renata Quilles, expressou sua preocupação diante do cenário atual. “Infelizmente, estamos acompanhando um cenário catastrófico em um Programa de Imunizações que foi e é referência para o mundo. A desinformação, o medo e a falta de priorização da saúde têm ganhado espaço, colocando a vida das pessoas em risco.”
O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as aplicações.
Veja onde se vacinar
Acrelândia:
UBS Norton Vitorino
Bujari:
UBS Raimunda Porfírio
Jordão:
UBS Antonio Rodrigues Dourado
Plácido de Castro:
UBS João de Deus
Capixaba:
Centro de Saúde Idelfonso Cordeiro
Rio Branco:
1. Crie
2. Policlínica Barral y Barral
3. Urap Eduardo Assmar
Senador Guiomard:
UBS Maria do Socorro
Manoel Urbano:
UBS Inácio Ribeiro
Sena Madureira:
UBS Lauro Fontes
UBS Aguinado Nunes
Santa Rosa do Purus:
UBS Paulo Alcione Marques
Porto Acre:
1. Sede: UBS Maria Soledade Soares Gadelha
2. Vila Incra: UBS Raimunda Bitencount
3. Vila DO V: UBS Ilda Barbosa de Souza
4. Tocantins: UBS Álvaro Araújo Nobre
5. Vila Caquetá: UBS Daniel Gledsom Lucena