A reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, informou que se reuniu com a Advocacia Geral da União (AGU), nessa quinta-feira, 4, para tratar sobre a decisão da Justiça Federal, que derrubou o bônus regional de 15% na nota do Enem para o ingresso nos cursos da instituição.
Em um vídeo postado em seu perfil no Instagram, a reitora afirmou que todas as providências estão sendo tomadas para reverter decisão da Justiça Federal.
“Passando aqui para informar como está o andamento do nosso bônus de inclusão regional. Ontem [quinta, 4] nos reunimos com a AGU, todas as providências estão sendo tomadas. Essa política afirmativa da nossa Ufac não vai ser tirada, estamos juntos e vamos continuar na luta para retomar esse bônus que é incluir cada vez mais os nossos alunos nos nossos cursos da Ufac. Vamos vencer”, declarou Guida.
A Justiça Federal derrubou esta semana a bonificação regional de 15% para os candidatos do Enem que tenham cursado todo o Ensino Médio, presencial e regular, em escolas privadas ou públicas da região do Estado do Acre. A decisão liminar é do juiz federal Marllon Sousa, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
A medida afeta os candidatos aprovados no último Enem. Isso porque, ao deferir pedido de antecipação da tutela recursal do candidato ao curso de medicina da Ufac Caio Augusto Camargos Ferreira e afastar a bonificação, o magistrado determinou que a Universidade Federal do Acre (Ufac) proceda com a reelaboração da lista de classificação agora sem o bônus.