Cerca de 300 indígenas da Aldeia Boaçu, na cidade de Manoel Urbano, interior do Acre, devem ser atendidos com diversos serviços durante o projeto MP na Comunidade, realizado pelo Ministério Público do Acre (MP-AC). Os atendimentos ocorrem nos dias 19 e 20 de abril.
A ação será realizada em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) e o Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo.
Para chegar à aldeia, as equipes devem se deslocar por aproximadamente três horas por via terrestre e mais dois dias e meio de barco pelo curso do rio Purus.
Conforme o MP-AC, a iniciativa de levar o programa ao local tem o objetivo de reduzir as barreiras do isolamento, contribuindo para a garantia de direitos e a promoção da cidadania para a comunidade.
O evento contemplará atendimentos oferecidos pelo MP-AC, que estará presente com a Ouvidoria Geral e o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) com o “Projeto Txai – Atuação do MPAC na Defesa dos Povos Indígenas”.
Com a colaboração de instituições parceiras, serão disponibilizados também outros serviços essenciais, como emissão de documentos, atendimentos jurídicos do TJ-AC e atendimentos especializados da Funai. Haverá ainda a entrega de roupas doadas pela Receita Federal para a população atingida pelas recentes enchentes no estado.