Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cerca de 300 indígenas devem ser atendidos pelo projeto MP na Comunidade em aldeia no interior do Acre

Cerca de 300 indígenas da Aldeia Boaçu, na cidade de Manoel Urbano, interior do Acre, devem ser atendidos com diversos serviços durante o projeto MP na Comunidade, realizado pelo Ministério Público do Acre (MP-AC). Os atendimentos ocorrem nos dias 19 e 20 de abril.

A ação será realizada em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) e o Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo.

Para chegar à aldeia, as equipes devem se deslocar por aproximadamente três horas por via terrestre e mais dois dias e meio de barco pelo curso do rio Purus.

Conforme o MP-AC, a iniciativa de levar o programa ao local tem o objetivo de reduzir as barreiras do isolamento, contribuindo para a garantia de direitos e a promoção da cidadania para a comunidade.

O evento contemplará atendimentos oferecidos pelo MP-AC, que estará presente com a Ouvidoria Geral e o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) com o “Projeto Txai – Atuação do MPAC na Defesa dos Povos Indígenas”.

Com a colaboração de instituições parceiras, serão disponibilizados também outros serviços essenciais, como emissão de documentos, atendimentos jurídicos do TJ-AC e atendimentos especializados da Funai. Haverá ainda a entrega de roupas doadas pela Receita Federal para a população atingida pelas recentes enchentes no estado.

Sair da versão mobile